sábado, 30 de outubro de 2010

Cabideiros

O cabideiro é um acessório prático para pendurar de bolsas a casacos, mas pode dar um charme a um hall, a uma sala ou a um quarto, com desenhos engraçados, peculiares e charmosos. Pode ser de parede ou de pé. Seguem alguns modelos interessantes.

O cabideiro Pitchfork, do designer alemão David Olschewski, é composto por três grandes garfos de jardinagem.

Desenhado pelos designers suecos Michael Young e Katrin Petursdottir o cabideiro Tree Coat Hanger tem formato de árvore.

Cabideiros de Jade Barnes Richardson (http://design-milk.com/hangers-coatrack/)
Os cabides do Design Sponge são fabricados artesanalmente na Índia, o que explica não terem dois iguais.

Mais sobre cabideiros

Cabideiros feitos com adesivos (http://www.paredemoderna.com.br) e ganchos presos na parede.

1. Cabideiro Caruaru, de pínus, de Marcelo Rosenbaum, que acomoda cabides extras, a venda na Micasa. 
2. Cabideiro Abaporu, de Alfio Lisi, a venda na Bó Jeito de Morar. 
3. Mancebo Garfo Vermelho, do Estúdio Manus, a venda Fina Estampa. 
4. Cabideiro Clip, de Camila Fix para Proa, a venda na Novo Desenho. 
5. Cabidiero Fliks do Studio Dupla, a venda no Desenho Design

O cabideiro da Greghi Design tem base de metal cromado e já vêm com parafuso, pronta para ser afixada na parede ou em painéis.
Cabideiros da Conozco exibidos na Craft Design


Cabideiro da Montanha da empresa Brave Space Design (http://www.bravespacedesign.com/product_coat_range.php)



Cabideiros de Design Spotter (http://designspotter.com)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quarto para bebês, crianças e jovens

O cenário em que a criança vive influencia no seu desenvolvimento. Ao projetar o quarto infantil é importante achar o equilíbrio entre a abundância de estímulos e a monotonia, possibilitando tanto o estímulo quanto o descanso.
Este é o cômodo da casa com mais necessidade de adaptabilidade, pois deve acompanhar as rápidas transformações de seu habitante. Uma tendência atual é o mobiliário “mutante” que se transforma de acordo com a idade das crianças. O mobiliário básico deve ser neutro, enquanto que os acessórios devem adaptar-se à idade. 
1.Ri-Pô-Pi: a bancada-trocador é separada do restante do móvele torna-se escrivaninha. As duas gavetas pequenas migram, então, para o topo da cômoda com rodízios. Almofada e trocador da Lupare e elefante da Família Ripinica e kit de higiene do Ateliê Rastro de Tinta.
2. Cameretta: para fazer do trocador Luca escrivaninha há um tampo que preenche o vão da banheira. O volante, guardado sobre a bancada, pode ser deslocado facilmente pelo quarto. As caixas Quadratti fecham o conjunto. Potes do Atelier Criare, boneca da Vanessa Guimarães e vaquinha da Belle Petit Maisson.
3. Ateliê Criare: a bancada vira escrivaninha quando se cortam os pés e o gaveteiro com rodízios se converte em criado mudo.

Quarto de Criança

Ao escolher os móveis, além do design, é importante que eles sejam sólidos e construídos com materiais adequados à segurança e saúde das crianças. É nos acessórios que mais se pode ousar. O ideal é que se combine funcionalidade com design adequado a cada idade. Os tecidos, os papéis de parede e os adesivos de parede permitem dar ao ambiente um toque especial, de acordo com cada idade, sem que se tenha que decidir de forma definitiva por um determinado estilo ou cor.
O cabideiro árvore é um exemplo de forma e função. Com o seu design divertido, feito por artesãos norte-americanos. Fonte: http://kidshaus.typepad.com/kidshaus/


Quarto para bebê

Em um quarto de um bebê deve-se valorizar a criação de uma atmosfera tranqüila e acolhedora, além da fácil regulação da temperatura e da iluminação. O uso das cores quentes favorece a criação da atmosfera ideal, desde que utilizadas em tons mais claros, pois a percepção sensorial da criança está na primeira fase de desenvolvimento e a estimulação visual demasiado intensa é contra-indicada. Em relação ao mobiliário, o foco deve ser a facilidade para a higienização do bebê, o conforto para a amamentação e a adaptabilidade do berço, que deve ser alto nos primeiros meses e ir abaixando conforme aumenta a mobilidade da criança.



Alex Serra, foto de José Luis Hausmann para o livro: Habitaciones Infantiles.

Quarto de Criança

Ao crescer, a criança passa a ter necessidade de um espaço para brincar. Este deve ser desenvolvido tendo em vista que a brincadeira é responsável pelo seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Uma distribuição clara dos espaços e a disponibilidade de opções práticas para o armazenamento dos brinquedos é essencial. Caixas empilháveis, baús, estantes e armários ajudam a manter cada objeto no seu devido lugar. A organização do mobiliário deve facilitar o acesso aos brinquedos e, posteriormente, a sua organização.
 Almofadas:  Jaya ama Tekeko 
 Porta brinquedos: Bin-Go
 Luminária passarinho: Pigeon Lights by Ed Carpenter

Relógio:  Anne-Claire Petits
 Árvore encantada do Kids Haus (http://kidshaus.typepad.com/kidshaus/page/4/)
 Cadeira 01: Alexander Taylor (Kids Rock)
Estante: Oeuf Classic Toy Store

Porta trecos: My Toys.

Quarto para jovens

O jovem tem as mesmas necessidades que o adulto, mas, enquanto este tem a casa inteira, aquele desenvolve a maioria das suas tarefas no seu quarto, demandando um espaço multifuncional. A formação de um estilo de vida próprio e a procura de uma identidade caracterizam o jovem. Por isso é importante criar uma atmosfera que o anime e inspire ao estudo e à independência. A bancada de estudos deve estar disposta no local de maior intensidade de iluminação natural, enquanto que a cama pode estar na parte mais escura. Ambientes demasiados coloridos e com design infantil costumam ser rejeitados quando se chega nesta época da vida.
Quarto do livro: Habitaciones Infantiles. Dear.
Quarto do livro: Habitaciones Infantiles. Dear.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quarto de Criança - briqnuedos

O brinquedo ideal é aquele que estimula a criatividade e a imaginação, ajuda no desenvolvimento motor e cumpre uma função decorativa, sem deixar de lado as exigências de segurança.












Do livro: Habitaciones Infantiles.















Porta trecos: Romp.































Porta brinquedos:  Baroque Babies (Amsterdam): Auto Garage and the Gypsy Trailer.

sábado, 16 de outubro de 2010

Mais sobre quarto de crianças - Puffs



Puffs e almofadas para quartos de crianças e jovens podem ter formas e cores inusitadas, saindo do lugar comum.

Mookah, o cinza de cima, o sentido horário a partir daí: Poufix No. 24 por EvaForeva, Abóbora Pufe, Ernest por Donna Wilson (via Small Magazine), Pufe por Modern Dose.




Puffs Feijones da design Renata Moura

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Zaha Hadid

A Arquiteta Zaha Hadid têm uma linha de móveis que transforma qualquer ambiente em galeria de arte (http://www.zaha-hadid.com/home).

Banco Odrupgaard, Londres, Inglaterra, 2004-2005.

Belu Bench, Londres, Inglaterra, 2007.


Luste Vortexx, Milão, Itália, 2003.


Série ZH Door Handles, Renate, Itália, 2007.








Banco Max Protetch, Londres, 2003.


Sofá Scoop, Milão, 2008.


Mesa Aqua, Londres, 2005.


Talheres WMF, Geislingen, 2007.


Conjunto de ché e café para Sawaya & Moroni, Milão, 1996-1997.


Papel de parede e mesa, Kircchain, Alemanha, 2010.