segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como organizar uma estante ou prateleira

Escolhido o modelo da estante e o seu lugar, deve-se organizá-la. Dispostos com harmonia, nichos e prateleiras ordenam livros, CDs, vasos, taças, garrafas de bebidas e objetos de estimação. 
Bete Coelho, do blog: http://eleganciadascoisas.blogspot.com/2009/04/as-estantes-que-me-fazem-delirar.html
Há diversas formas eficientes de categorizar os livros: 1. em coleções; 2. em ordem alfabética de acordo com autor, título e assunto; 3. por tema (arquitetura, culinária, cinema) 4. por gêneros (literatura nacional e internacional, poesia e prosa). Há também a opção estética de separar os livros por cor. Neste caso, imprima etiquetas para identificar a categoria dos livros e cole-as de maneira que a parte escrita possa ser vista na estante.
Arquiteto: René Fernandes Filho.
Se as prateleiras possuírem limitação de altura, agrupe os livros por tamanho, sempre mantendo uma lógica na organização. Livros mais pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas. Os livros podem estar dispostos na vertical, como de costume, mas também podem ficar na horizontal.
Arquiteto Antonio Ferreira Júnior, sócio de Mario Celso Bernardes.
Dentro da lógica escolhida, as peças devem ser dispostas de maneira equilibrada. Cada prateleira deve ter um volume parecido com as demais e deve haver proporção entre as prateleiras ou entre os volumes de livros para que o ambiente fique equilibrado. Não havendo aparadores ou divisões, pode-se usar como apoio outros livros dispostos na horizontal. Livros de uma mesma coleção devem ser mantidos juntos.
Peças utilitárias, como taças e garrafas de bebidas, devem ser agrupadas e dispostas em uma bandeja ou no bar. Louças devem ser dispostas em estantes ou armários, porém, de forma alguma os pratos rasos, de sobremesa e de sopa podem estar empilhados.
 Filha da Chica
Peças decorativas, como vasos, jarras e quadros, devem ser entremeadas com outros objetos nas estantes, ocupando os espaços entre os volumes de livros, por exemplo. No caso de se misturar livros de diversas coleções, os objetos usados devem ser lisos ou de cores neutras, para evitar confusão visual. Na ausência de peças decorativas, os próprios livros podem ser dispostos com a capa à mostra. O mesmo pode ser feito com uma pequena tela, gravura ou quadro. Para dar leveza ao conjunto, não preencha todos os espaços.

No caso de CDs o melhor é que fiquem em móveis fechados, em gavetas ou estantes, pois não são peças decorativas. Devem ficar próximos aos equipamentos em que serão tocados. Podem ser organizados com critérios simples, como internacionais e nacionais, de acordo com o artista (em ordem alfabética) e depois por título (também em ordem alfabética).
Já os DVDs podem ser agrupados por gênero (drama, ação, documentário) ou título (em ordem alfabética).
Coleções de revistas podem ser acomodadas na estante de forma horizontal ou vertical, de preferência sem serem misturadas aos livros. Fora as coleções, as revistas em uso ficam no revisteiro, que pode estar ao lado do sofá ou mesmo na estante.
Objetos de coleções e lembranças de viagens devem ser agrupados de acordo com a procedência, o estilo ou as cores. Podem ficar em um local de destaque, protegidos por vidro ou entre os livros nas estantes.
Seja criativo e personalize sua estante com objetos como porta retratos, imãs legais, plantas.

2 comentários:

  1. adorei as dicas!! estou procurando um modelo bem legal de estante para cobrir toda uma das paredas da sala, e bem que precisava de umas diquinhas de como deixar estilosa!!!
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, ficamos satisfeitos em saber que você gostou das nossas dicas. Esperamos continuar tendo-a conosco. Se tiver dúvidas sobre algum assunto, pergunte e tentaremos respondê-la com uma postagem.

    ResponderExcluir