segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estantes ou prateleiras

Uma casa tem sempre a cara dos seus habitantes. Pessoas que não tem tempo para se dedicar a casa, e que acreditam que, por isso, esta não as espelha, estão enganadas. Apenas com uma olhada rápida nas suas casas pode-se ter uma certeza: aquelas pessoas não têm tempo para se dedicar a casa - e isso diz muito sobre elas.
Ao se organizar uma estante ou uma simples prateleira, as suas marcas, preferências, memórias e manias ficam ali impressas. Porém, há algo em comum a todas as estantes: a necessidade de organização. De nada adianta ter diversos livros, CDs, DVDs, se não se encontra o objeto na hora em que se precisa.

Design de interiores: Roberto NegreteLeroy Merlin (modelo da Monte Fácil, pintadas de branco, 60 x 25 cm e com 4 cm de espessura, 47 reais, cada uma). 
Para quem ainda não tem onde organizar seus objetos, vale pensar no melhor modelo de estante. Estantes com prateleiras abertas são boas opções para se guardar livros, objetos de decoração, caixas. Objetos sem atrativos estéticos, como documentos, cartas, contas, livros velhos, álbuns de fotos, CDs sem capa ou cases de CDs, devem ser guardados em estantes fechadas ou em caixas que possam ficar expostas. Móveis modulados são boas opções, pois podem crescer de acordo com a necessidade.
Arquiteta: Deborah Roig. Marcenaria: César Cabral.
As estantes podem ter os mais diversos usos: home theater, biblioteca, home office, bar. Equipamentos de informática, TVs, DVDs players, CDs, LPs e DVDs devem ficar em local arejado, para evitar o super aquecimento. O que não quer dizer que devam ficar a vista. Podem ficar fechados com portas de venezianas, por exemplo. O importante é ter fácil acesso. A fiação dos aparelhos deve ficar escondida.

 Casa viva.
A variação do tamanho dos nichos da estante possibilita guardar objetos de tamanhos variados e cria uma dinâmica interessante.

Arquiteta: Tania Eustaquio.
Em quarto de criança, prever prateleiras que possam ser alcançadas com facilidade pelos pequenos. Peças de coleção devem ser destacadas e podem ser usadas como objetos decorativos.
Arquiteta: Marcia Müller
Outro ponto que se deve levar em conta é onde colocar a estante. Dê preferência a locais bem ventilados e iluminados. Se o móvel for utilizado como home theater, não deve ficar de frente para janelas, para evitar o reflexo (ou prever cortinas para tornar o ambiente escuro como um cinema). Cada cômodo da casa pode abrigar categorias distintas de livros: a cozinha os de receita, o escritório os de estudo, o quarto os que estão em uso. 
Tok&Stok

Nenhum comentário:

Postar um comentário