sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Utensílios de cozinha

Para deixar os utensílios da cozinha à mostra, estes têm que ter algum apelo estético. Encontre boas opções de utensílios com design no site da Pequena Loja de Maravilhas: http://apequenalojademaravilhas.blogspot.com/
Veja algumas opções:
ESCORREDOR DOBRÁVEL JOSEPH JOSEPH














Este escorredor dobrável é ótimo para cozinhas pequenas ou com muitos utensílios e falta de espaço, pois se transforma em um escorredor dobrável quando as alças são empurradas umas contra as outras.
Mais detalhes:
Disponível em branco e vermelho
Vai na máquina de lavar louça
Material: Polipropileno
Flat mede, aproximadamente, em centímetros: 42 de comprimento x 32.5 de largura x 1 de altura
Dobrado mede, aproximadamente, em centímetros: 27 de comprimento x 22 de largura x 14 de altura
Vencedor do prêmio de design red dot em 2008.
Preço: 64 reais
TÁBUA DE CORTAR DOBRÁVEL CHOP2POT


Esta tábua pode ser plana, quando se quer utilizá-la como superfície para corte. Porém, quando as extremidades do cabo ergonômico são apertadas, transforma-se em uma espécie de túnel ou funil horizontal. Os lados se erguem e formam paredes que guiam o caminho da comida para a panela.
Mais detalhes
Inovadora tábua de polipropileno com empunhadura ergonômica
Quando travado na posição plana, proporciona uma superfície de corte durável e boa para a faca
Aperte as abas para dobrar os lados e criar uma rampa que orienta a comida picada para dentro da panela
Pode ser pendurado
Vai na máquina de lavar louça
Medidas aproximadas em centímetros: 48 de comprimento x 27 de largura x 1.5cm de altura (área de corte tem 36 de comprimento x 27 de largura)
Disponível apenas na cor laranja
Material: Polipropileno
Preço: 68 reais + envio
WORKTOP SAVER RABANETE
Dê adeus às tábuas de madeira ou de plástico que são insalubres. Esta tábua, feita a partir de vidro temperado e com pés de borracha antiderrapante, é uma superfície de trabalho higiênica e resistente a odores e manchas, ideal para todo tipo de preparo de alimentos. Resistente ao calor (até 280 graus centígrados), também pode ser usada como tábua de frios.
Mais detalhes:
Feita a partir de vidro temperado
Ilustração de molhos de rabanete
Resistente ao calor para temperaturas de até 280 graus centígrados
Tem pés de borracha antiderrapante
Material: Vidro e borracha
Vai na máquina de lavar louças
Dimensões aproximadas, em centímetros: 30 de altura por 40 de largura
Preço: 77 reais

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estantes ou prateleiras

Uma casa tem sempre a cara dos seus habitantes. Pessoas que não tem tempo para se dedicar a casa, e que acreditam que, por isso, esta não as espelha, estão enganadas. Apenas com uma olhada rápida nas suas casas pode-se ter uma certeza: aquelas pessoas não têm tempo para se dedicar a casa - e isso diz muito sobre elas.
Ao se organizar uma estante ou uma simples prateleira, as suas marcas, preferências, memórias e manias ficam ali impressas. Porém, há algo em comum a todas as estantes: a necessidade de organização. De nada adianta ter diversos livros, CDs, DVDs, se não se encontra o objeto na hora em que se precisa.

Design de interiores: Roberto NegreteLeroy Merlin (modelo da Monte Fácil, pintadas de branco, 60 x 25 cm e com 4 cm de espessura, 47 reais, cada uma). 
Para quem ainda não tem onde organizar seus objetos, vale pensar no melhor modelo de estante. Estantes com prateleiras abertas são boas opções para se guardar livros, objetos de decoração, caixas. Objetos sem atrativos estéticos, como documentos, cartas, contas, livros velhos, álbuns de fotos, CDs sem capa ou cases de CDs, devem ser guardados em estantes fechadas ou em caixas que possam ficar expostas. Móveis modulados são boas opções, pois podem crescer de acordo com a necessidade.
Arquiteta: Deborah Roig. Marcenaria: César Cabral.
As estantes podem ter os mais diversos usos: home theater, biblioteca, home office, bar. Equipamentos de informática, TVs, DVDs players, CDs, LPs e DVDs devem ficar em local arejado, para evitar o super aquecimento. O que não quer dizer que devam ficar a vista. Podem ficar fechados com portas de venezianas, por exemplo. O importante é ter fácil acesso. A fiação dos aparelhos deve ficar escondida.

 Casa viva.
A variação do tamanho dos nichos da estante possibilita guardar objetos de tamanhos variados e cria uma dinâmica interessante.

Arquiteta: Tania Eustaquio.
Em quarto de criança, prever prateleiras que possam ser alcançadas com facilidade pelos pequenos. Peças de coleção devem ser destacadas e podem ser usadas como objetos decorativos.
Arquiteta: Marcia Müller
Outro ponto que se deve levar em conta é onde colocar a estante. Dê preferência a locais bem ventilados e iluminados. Se o móvel for utilizado como home theater, não deve ficar de frente para janelas, para evitar o reflexo (ou prever cortinas para tornar o ambiente escuro como um cinema). Cada cômodo da casa pode abrigar categorias distintas de livros: a cozinha os de receita, o escritório os de estudo, o quarto os que estão em uso. 
Tok&Stok

Como organizar uma estante ou prateleira

Escolhido o modelo da estante e o seu lugar, deve-se organizá-la. Dispostos com harmonia, nichos e prateleiras ordenam livros, CDs, vasos, taças, garrafas de bebidas e objetos de estimação. 
Bete Coelho, do blog: http://eleganciadascoisas.blogspot.com/2009/04/as-estantes-que-me-fazem-delirar.html
Há diversas formas eficientes de categorizar os livros: 1. em coleções; 2. em ordem alfabética de acordo com autor, título e assunto; 3. por tema (arquitetura, culinária, cinema) 4. por gêneros (literatura nacional e internacional, poesia e prosa). Há também a opção estética de separar os livros por cor. Neste caso, imprima etiquetas para identificar a categoria dos livros e cole-as de maneira que a parte escrita possa ser vista na estante.
Arquiteto: René Fernandes Filho.
Se as prateleiras possuírem limitação de altura, agrupe os livros por tamanho, sempre mantendo uma lógica na organização. Livros mais pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas. Os livros podem estar dispostos na vertical, como de costume, mas também podem ficar na horizontal.
Arquiteto Antonio Ferreira Júnior, sócio de Mario Celso Bernardes.
Dentro da lógica escolhida, as peças devem ser dispostas de maneira equilibrada. Cada prateleira deve ter um volume parecido com as demais e deve haver proporção entre as prateleiras ou entre os volumes de livros para que o ambiente fique equilibrado. Não havendo aparadores ou divisões, pode-se usar como apoio outros livros dispostos na horizontal. Livros de uma mesma coleção devem ser mantidos juntos.
Peças utilitárias, como taças e garrafas de bebidas, devem ser agrupadas e dispostas em uma bandeja ou no bar. Louças devem ser dispostas em estantes ou armários, porém, de forma alguma os pratos rasos, de sobremesa e de sopa podem estar empilhados.
 Filha da Chica
Peças decorativas, como vasos, jarras e quadros, devem ser entremeadas com outros objetos nas estantes, ocupando os espaços entre os volumes de livros, por exemplo. No caso de se misturar livros de diversas coleções, os objetos usados devem ser lisos ou de cores neutras, para evitar confusão visual. Na ausência de peças decorativas, os próprios livros podem ser dispostos com a capa à mostra. O mesmo pode ser feito com uma pequena tela, gravura ou quadro. Para dar leveza ao conjunto, não preencha todos os espaços.

No caso de CDs o melhor é que fiquem em móveis fechados, em gavetas ou estantes, pois não são peças decorativas. Devem ficar próximos aos equipamentos em que serão tocados. Podem ser organizados com critérios simples, como internacionais e nacionais, de acordo com o artista (em ordem alfabética) e depois por título (também em ordem alfabética).
Já os DVDs podem ser agrupados por gênero (drama, ação, documentário) ou título (em ordem alfabética).
Coleções de revistas podem ser acomodadas na estante de forma horizontal ou vertical, de preferência sem serem misturadas aos livros. Fora as coleções, as revistas em uso ficam no revisteiro, que pode estar ao lado do sofá ou mesmo na estante.
Objetos de coleções e lembranças de viagens devem ser agrupados de acordo com a procedência, o estilo ou as cores. Podem ficar em um local de destaque, protegidos por vidro ou entre os livros nas estantes.
Seja criativo e personalize sua estante com objetos como porta retratos, imãs legais, plantas.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dicas sobre o uso das cores 2 - Verde escuro

Verde escuro
Sensações e estados de espírito: causa a sensação de frescor, graças à associação imediata com a relva.
Uso:
a)  No piso, em carpetes ou em tapetes ajuda a integrar o ambientes com a natureza, diminuindo a fronteira entre interior e exterior.
b)  As paredes irregulares das construções rústicas são disfarçadas quando pintadas desta cor.

c)  Em ambientes amplos, ou de pés-direitos altos, o seu uso dá a sensação de acolhimento, por diminuir o ambiente.
d)  Ajuda a diminuir os volumes, devendo ser utilizado em móveis de ambientes pequenos.
e)  Acessórios em vidro verde escuro dão um toque de elegância a ambientes monocromáticos.
f)   Utilizado juntamente com tons ocres dá aos cômodos um ar elegante e ao mesmo tempo informal.
Combinações: ocre, preto, branco, madeiras em geral, materiais naturais e vidro.
Estilos

a)  Vitoriano: o verde-inglês é associado a ambientes sóbrios e masculinos, equipados com móveis de madeira escura.
b)  Neobarroco: o verde escuro, bem como o vinho e o dourado, são cores usadas em peças que se destacam em ambientes grandes, com predominância de preto e branco, com formas, volumetrias e texturas eloqüentes.
Tapeten der 70er (http://www.tapetender70er.de/)